quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ordenar é o trabalho do sábio

Segundo Aristóteles "Ordenar é o trabalho do sábio". Ele fez o seu trabalho tão bem feito que, por meio de Tomás de Aquino, influenciou o cristianismo de forma impactante.

O trabalho de ordenação na ciência consistiu, primeiramente, em ordenar uma forma de pensar apropriada à descoberta científica. Galileu Galilei, Newton e Einstein deram as contribuições mais significativas a esse respeito.

Na gestão, coube aos japoneses atualizar a ideia de ordenação de meios para se atingirem fins. Isso foi feito em larga escala visando à reconstrução do Japão. O modelo mais maduro dessa forma de pensar é atribuído, atualmente, à Toyota Motors.

Hoje fui supreendido por um aluno que garantiu-me ter feito uma revolução em sua vida com a aplicação do senso de ordenação em suas atividades acadêmicas. Ele pretende, agora, aplicar o mesmo conceito para tornar-se empresário.

Após analisar vários exemplos, sou obrigado a endossar Aristóteles: ordenar é mesmo o trabalho do sábio. Mas não é preciso esperar tornar-se sábio para aplicar o senso de ordenação. Uma caminhada de milhares de quilômetros deve começar pelo primeiro passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário